Informativo

Neste blog você encontrará matérias sobre eventos promovidos pela ABAHE ou de que a ABAHE participou. Demais artigos no site http://www.abahe.org.br/.

27.8.09

VIII ENCONTRO DE ATAXIAS ENCERRA AS ATIVIDADES DE 2008


Por Eduardo Farias e Janaina Abreu

A Quadra da Escola de Samba da Camisa Verde e Branco, na capital paulista, atrasou o ensaio do carnaval de 2009, no sábado, dia 29 de novembro, para acolher o 8º Encontro Encontro de Ataxias, promovido pela Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias e Adquiridas (Abahe).

Cerca de 60 pessoas, entre atáxicos, cuidadores, palestrantes, estudantes e voluntários participaram do evento.

A palestra de abertura, “Ataxias - Estudos e pesquisas em andamento e cases de pacientes atendidos na Unifesp”, ministrada por dr. Pedro Braga Neto, neurologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresentou o significado de ataxia, quais suas causas e tipos. Explicou, por exemplo, que as ataxias hereditárias podem ser de dois tipos. As de tipo dominante (SCAs) possuem como característica comum o fato de terem uma proteína que se acumula nas células, ocasionando a morte neuronal e o conseqüente agravamento dos sintomas. Dr. Pedro apresentou muitos dados e números sobre pesquisas na área.

O ponto alto do evento, além da palestra do professor Felipe Lemos, da FAPI (Faculdade de Pindamonhangaba), fisioterapeuta, foi o atendimento de seus alunos, voluntários, a todos os participantes atáxicos. Foi feita uma avaliação respiratória, coordenada pelo professor Luciano Chaves (de Fisioterapia Respiratória), além de outras em conjunto, cujos resultados serão apresentados em Portugal, em abril do ano que vem, durante um congresso mundial de ataxias.

O naturólogo Paulo Gustavo Tavares, em sua palestra “Fé e Saúde - aspectos da espiritualidade e religiosidade como recursos na promoção da saúde humana", explicou que a naturologia (área da saúde que só lida com tratamentos naturais e que tem uma visão integral do ser humano) busca o equilíbrio do corpo e da mente, facilitando o contato da força curativa existente em cada indivíduo. Apresentou dados de pesquisas feitas em vários países que identificou como a religiosidade ajuda nos processos de cura e manutenção da saúde.

Aprendendo a viver
Luiz Eduardo Boudakian, portador de necessidades especiais decorrente de uma alteração genética no sistema nervoso central, que afeta a coordenação motora, o equilíbrio e a fala, encerrou o encontro com a palestra motivacional “Aprendendo a Viver”. Luiz contou histórias verídicas e bem humoradas do seu cotidiano, mostrando ao público que com espiritualidade e bom senso os acontecimentos são encarados de forma normal.

“Se estou aqui é por intermédio de Deus. Nada acontece por acaso, estou aqui para vivenciar e ensinar as outras pessoas, que não adianta lutar contra a deficiência física. Tem que saber usar seu potencial não para se lamentar, porque você se lamentando só tende a piorar as coisas”, ensinou.

Na avaliação da presidente da Abahe, Eliana Pino, o 8º Encontro encerrou as atividades de 2008 da Associação de forma muito positiva.

Segundo ela, os encontros são formas de estreitar o convívio entre profissionais da área de saúde e os portadores de ataxia, bem como familiares e interessados no assunto. Além da divulgação mais acessível e dinâmica, de uma doença rara e tão pouco conhecida.

Para 2009, a diretoria da Abahe pretende incrementar os encontros e lançar sua transmissão via internet.

Contatos dos profissionais palestrantes

- Dr. Pedro Braga Neto (neurologista da Unifesp)
Email: pbraganeto@hotmail.com
Atende, em parceria com a Abahe, pacientes indicados pela associação. Para tanto, é necessário preencher nosso cadastro www.abahe.org/cadastro e mandar email para contato.abahe@gmail.com, solicitando a consulta.

- Prof. Felipe Lemos (fisioterapeuta)
Email: felipeflemos@hotmail.com
Palestras sobre fisioterapia nas ataxias espinocerebelares

- Paulo Gustavo Tavares (naturólogo)
Email: paulogustavotavares@yahoo.com.br paulogustavotavares@yahoo.com.br
Blog: http://paulogustavotavares.blogspot.com/
Tels. (12) 3026-0837 / 9112-1430
Ministra palestras e workshops e atende em consultório.

Luis Eduardo Boudakian
Email: contato@aprendendoaviver.com.br
Site: http://www.aprendendoaviver.com.br/
Tels. (11) 3022-5549 / 9292-0160
Ministra palestras motivacionais.

Fotos de Janaina Abreu: http://picasaweb.google.com.br/janainabreu/VIIIEncontroDaAbahe291108#

Nenhum comentário: