Informativo

Neste blog você encontrará matérias sobre eventos promovidos pela ABAHE ou de que a ABAHE participou. Demais artigos no site http://www.abahe.org.br/.

24.6.10

MOSTRA DE TERAPIAS BENEFICIA PORTADORES DE ATAXIA





Por Maristela Claro

No último sábado, 19 de junho, a unidade do centro da faculdade Anhanguera, em Taubaté, sediou a 1º Mostra de Terapias, que esclarecia ao público presente sobre os tipos de terapias que os portadores de ataxia podem utilizar em seu tratamento.

A ataxia é uma incoordenação motora que pode ser hereditária ou adquirida. A pessoa portadora dessa doença, seja de qual tipo for, tem andar cambaleante, perda de equilíbrio, dificuldade na fala e deglutição. Porém, geralmente, tem o intelecto preservado. Apesar da doença não ter cura e ser progressiva, os sintomas podem ser tratados, através de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicoterapia e acompanhamentos neurológico, e foram exatamente essas formas de tratamento que foram abordadas durante a palestra de sábado.

A mostra teve início à 13h e durou até as 18h, e teve seu cronograma divido em palestras. A Profa. Silvana Silveira iniciou o evento, com a visão fisioterapêutica da ataxia, explicando as funções do cérebro, do cerebelo até chegar nas disfunções do cerebelo, consequentemente na ataxia. Em seguida, Dra. Renata Sonnemaker e Bruno Carvalho falaram da Equoterapia, uma terapia cujo instrumento terapêutico é o cavalo. Nesta terapia, trabalha-se o equilíbrio, o tônus muscular, a coordenação motora, além da auto-estima. O Dr. Jorge Júnior apresentou mais sobre a acupuntura, que é uma técnica milenar, comprovadamente eficaz pela ciência atual. O Dr. Paulo Gustavo Tavares palestrou sobre a Naturologia, ciência que abrange todos os tratamentos com recursos naturais, como a Fitoterapia (chás), Florais (medicamentos obtidos a partir de flores, que atuam principalmente nos aspectos psíquicos e emocionais do interagente), Geoterapia (argilas colorias naturalmente), entre outras. Encerrando a mostra, Dra. Cecília Varejão explicou um pouco mais sobre o Reiki, que é a união de duas energias: a divina e a pessoal, que é transmitido através do toque. São aplicações nos sete chacras: básico, plexo solar, na região do abdome, cardíaco, laríngeo, do 3º olho e coronário.

O evento contou com o apoio da Abahe (Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias e Adquiridas) por meio de sua idealizadora, coordenadora e autora do livro "Superando limites: A vida com ataxia", Priscila Fonseca e do Dr. Jorge Júnior, além do patrocínio da New Microns, Mais Saúde, Equus Comunidade Terapêutica, MMO Produtos Opto-Eletrônicos, Mil Clean e publicidade Achei.

Fotos:
Rogério Lucena = http://picasaweb.google.com.br/prifonseca10/Fotos03?feat=email#slideshow/5486323507772054850
Jorge Jr. = http://picasaweb.google.com.br/prifonseca10/FotosMostra?feat=email#slideshow/5486329092521040674

4 comentários:

"Lizandra Zemolin" disse...

ADOREI A EXPLICAÇÃO REALMENTE É TUDO ISSO Q RELATOU, MEU MARIDO TEM ESSA DOENÇA GENÉTICA, A CURA ATRAVÉS DE CELULAS TRONCO será possível? Liza

"Lizandra Zemolin" disse...

zemoliza@yahoo.com

clelia disse...

gostei muito da materia sobre ataxia meu namorado tem nos conhecemos a alguns meses e procuro ler sobre o assunto pra ficar mais informada pois n conhecia essa doença so fikei sabendo da mesma depois q conheci meu namorado que amo muito e quero muito ajudar ele mais pra isso preciso de informações atualizadas sobre ataxia porisso desejo receber por meu email outras informações clelia_zimba@hotmail.com

sinetuh sinetuh disse...

Por gentileza gostaria que me enviasse mais informacoes e materias sobre ataxias e seus tratamentos pois tenho um sobrinho que tem uma delas. Email: dmb-barbosa@hotmail.com
Agradeco desde já.