Informativo

Neste blog você encontrará matérias sobre eventos promovidos pela ABAHE ou de que a ABAHE participou. Demais artigos no site http://www.abahe.org.br/.

8.6.11

XIII ENCONTRO DE ATAXIAS EM PINDAMONHANGABA

ABAHE, 5 de junho - Neste sábado, dia 4 de junho, foi realizado em Pindamonhangaba, no auditório do Campus da FAPII, outro Encontro de Ataxias. Como em outros, havia pessoas de vários estados brasileiros, como Santa Catarina, Goiânia, Minas Gerais, etc.

Havia três palestrantes: a fonoaudióloga Sabrina Mello, o fisioterapeuta Felipe Lemos e o psicólogo Luiz Henrique Fonseca, todos envolvidos com a ataxia de alguma forma.

Sabrina, com muita didática, falou o que é a disartria e disfagia nas ataxias. O ponto forte foi quando ela ensinou as manobras de proteção das vias aéreas, para deglutir sem engasgar, para deglutirmos melhor e o alimento não ficar parado na garganta, ensinou a postura certa para se comer, ensinou exercícios para falar mais articulado e deu algumas dicas. Veja download de apostila, no site da ABAHE, em Tratamentos > fonoaudiologia.

O fisioterapeuta Felipe Lemos falou sobre fisioterapia dosagem-dependente. Quer dizer que não adianta passar uma receita, uma lista de exercícios, mas quanto, qual é a dosagem que se deve fazer, para melhorar a ataxia no caso, é importante. Varia muito de pessoa para pessoa, portanto a importância da avaliação, do paciente por um fisioterapeuta neurofuncional especializado.

A ABRAFIN - Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – surgiu para lutar pela regulamentação da fisioterapia neurofuncional. Tem uma sede, dentre os 27 estados brasileiros, em 20 deles.

Por último, o psicólogo Luiz Henrique finalizou falando de várias questões que envolvem portadores e cuidadores de ataxia, bem como profissionais da saúde, como o respeito, o carinho etc. Depois fez um relaxamento, para sentirmos nosso corpo, mostrando a importância de sentirmos que ocupamos um lugar na Terra e que temos que cuidar bem do nosso corpo porque é por meio dele que atuamos nesse planeta. Encerrou sua fala com um filme chamado Tributo ao Amor, sobre o Amor incondicional de um pai pelo filho que tem paralisia cerebral, e que o leva para participar de um triátlon, adaptando as categorias de esporte (natação, corrida e bicicleta) para levar o filho sempre junto.

FOTOS Rogério Lucena: https://mail.google.com/mail/?shva=1#inbox/1306f747f21f75ad