Informativo

Neste blog você encontrará matérias sobre eventos promovidos pela ABAHE ou de que a ABAHE participou. Demais artigos no site http://www.abahe.org.br/.

8.6.11

XIII ENCONTRO DE ATAXIAS EM PINDAMONHANGABA

ABAHE, 5 de junho - Neste sábado, dia 4 de junho, foi realizado em Pindamonhangaba, no auditório do Campus da FAPII, outro Encontro de Ataxias. Como em outros, havia pessoas de vários estados brasileiros, como Santa Catarina, Goiânia, Minas Gerais, etc.

Havia três palestrantes: a fonoaudióloga Sabrina Mello, o fisioterapeuta Felipe Lemos e o psicólogo Luiz Henrique Fonseca, todos envolvidos com a ataxia de alguma forma.

Sabrina, com muita didática, falou o que é a disartria e disfagia nas ataxias. O ponto forte foi quando ela ensinou as manobras de proteção das vias aéreas, para deglutir sem engasgar, para deglutirmos melhor e o alimento não ficar parado na garganta, ensinou a postura certa para se comer, ensinou exercícios para falar mais articulado e deu algumas dicas. Veja download de apostila, no site da ABAHE, em Tratamentos > fonoaudiologia.

O fisioterapeuta Felipe Lemos falou sobre fisioterapia dosagem-dependente. Quer dizer que não adianta passar uma receita, uma lista de exercícios, mas quanto, qual é a dosagem que se deve fazer, para melhorar a ataxia no caso, é importante. Varia muito de pessoa para pessoa, portanto a importância da avaliação, do paciente por um fisioterapeuta neurofuncional especializado.

A ABRAFIN - Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – surgiu para lutar pela regulamentação da fisioterapia neurofuncional. Tem uma sede, dentre os 27 estados brasileiros, em 20 deles.

Por último, o psicólogo Luiz Henrique finalizou falando de várias questões que envolvem portadores e cuidadores de ataxia, bem como profissionais da saúde, como o respeito, o carinho etc. Depois fez um relaxamento, para sentirmos nosso corpo, mostrando a importância de sentirmos que ocupamos um lugar na Terra e que temos que cuidar bem do nosso corpo porque é por meio dele que atuamos nesse planeta. Encerrou sua fala com um filme chamado Tributo ao Amor, sobre o Amor incondicional de um pai pelo filho que tem paralisia cerebral, e que o leva para participar de um triátlon, adaptando as categorias de esporte (natação, corrida e bicicleta) para levar o filho sempre junto.

FOTOS Rogério Lucena: https://mail.google.com/mail/?shva=1#inbox/1306f747f21f75ad

11 comentários:

Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio disse...

Olá, mais uma vez muito obrigado.
gostaria de saber se há alguma literatura conhecida sobre ataxia, principalmente de Machado-Joseph e Friedreich? que você poderia me indicar, em Espanhol ou em outra lingua
muito obrigado
aguardo resposta
Ms Antonio

Tha disse...

Seria interessante uma pista para andar de bicicleta com segurança, porque fazer isso trás muitos benefícios para a saúde...o que acham?

Tha disse...

Oi, estou gostando muito de acompanhar o blog!!

Gostaria que vocês falassem sobre esses produtos pra emagrecer, tipo cenaless, entre outros..

Obrigado,
Beijinhos ;*

Amaanda disse...

Gente por favor, preciso achar um grupo de pessoas com Ataxia aqui em Curitiba - paraná... alguém sabe de algo? preciso muito! Mandem e-mail para mim por favor amaandapacheco@hotmail.com

divertimos disse...

Olá Tha, eu acho que o cenaless funciona sim, pois muita gente está emagrecendo com ele.

Unknown disse...

Olá! gostaria de saber se existe um grupo de apoio de ataxia aqui no rio de janeiro, RJ. Meu email aleteixeira1987@gmail.com

fico aguardando resposta

Unknown disse...

Olá! gostaria de saber se existe um grupo de apoio de ataxia aqui no rio de janeiro, RJ. Meu email aleteixeira1987@gmail.com

fico aguardando resposta
obrigada!

Unknown disse...

Olá gostaria de saber se existe algum grupo de apoio aqui no distrito federal Brasília.

Unknown disse...

Olá gostaria de saber se existe algum grupo de apoio aqui no distrito federal Brasília.

Evelyn Mason disse...

Estou aqui para expressar minha profunda e calorosa gratidão pelo medicamento fitoterápico, que recebi do Dr. Imoloa. Agora estou vivendo uma vida saudável desde os últimos 6 meses. Agora estou livre do vírus do herpes genital, depois do medicamento à base de ervas que recebi dele. Você pode contatá-lo para a sua medicação através de seu e-mail- drimolaherbalmademedicine@gmail.com./ Whats app- + 2347081986098.Website-http / www.drimolaherbalmademedicine.wordpress.com.